7 de março - Santa Perpétua e Santa Felicidade

Hoje a Igreja entra em comunhão com os Santos do Céu rezando: "Ó Deus, pelo vosso amor, as mártires Perpétua e Felicidade resistiram aos perseguidores e superaram as torturas do martírio..."

Este é o testemunho das Santas que só comemoramos por que em 202 imperador Severo publicou um decreto que atingia os cristão, como os catecúmenos (pessoas a caminho do Cristianismo). Dentre tantos presos, estavam Perpétua com filho no colo e Felicidade grávida, de oito meses,  juntas foram levadas no meio de outros que se preparavam para o Batismo à Cartago, para aí serem julgadas.

Perpétua era uma jovem mãe de apenas 22 anos que escreveu na prisão: "Fiquei horrorizada, nunca tinha experimentado tal sensação de escuridão".

Felicidade grávida de 8 meses alcançou a graça que pedia, já que sua filha nasceu três dias antes do martírio, e ao gemer com as dores do parto, respondeu ao guarda que a perturbava: "O que sofro agora é fruto da natureza, mas quando for atacada pelas feras, não estarei sofrendo sozinha, Cristo sofrerá por mim!". Batizadas na prisão com os outros, incompreendidas, pelos parentes, Santas Perpétua e Felicidade, condenadas pela firmeza da fé; despidas, foram lançadas na arena, onde uma vaca furiosa judiou delas, até serem em 203 degoladas.

Ser cristão naquela época de sangue e de fé era um risco contínuo de vida a qualquer momento podia terminar a vida num circo enfrentando as feras para divertir o povo. O pai de Perpétua era pagão, ele suplicava-lhe, se humilhava, recordava-lhe o dever para com o seu filho. Bastava uma palavra contras a fé cristã e ela estaria de volta ao meio da família. Perpétua soluçando repetia: “não posso, sou cristã”.  

 

Santas Perpétua e Felicidade... Roguem por nós!

 

 

 
Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.