5 de março - São João da Cruz

Hoje celebramos a vida de São João José que nasceu 15 de agosto de 1654, século XVII, na ilha de Ischia, cidade de Ponte, Itália  com o nome de Carlos Caetano Calosirto, filho dos nobres José e Laura, dos quais recebeu os ensinamentos básicos e alicerces religiosos, frequentou colégio dos padres agostinianos.

Muito cedo, aos 15 anos de idade descobriu seu chamado a uma consagração total. Pensou na vida sacerdotal, mas percebeu que muitos buscavam o sacerdócio somente para obter honras e dignidades. Então ingressou na Ordem dos Franciscanos descalços da Reforma de São Pedro de Alcântara, conhecidos também como alcantarinos, pela austeridade das Regras dessa comunidade, dependentes do convento de Santa Lucia, em Nápoles.

Recebendo a confiança de seus superiores, foi enviado para Piemonte, em Ávila, para começar um novo Mosteiro. E de maneira braçal, iniciou a construção. Com sua perseverança, a providência divina e a ajuda do povo, construiu o Mosteiro.

Foi ordenado sacerdote em 1677.

Recebeu de Deus o dom dos milagres, e muitos o buscavam. João da Cruz sempre apresentava o Senhor Jesus e levava o povo à oração.

Em 1702 foi nomeado vigário provincial da Reforma de São Pedro de Alcântara, na Itália. Assim a Ordem, abençoada por Deus, desceu de Norte a Sul, adquirindo um bem espiritual tão grande que chegou ao Vaticano, o qual tornou a reunir os dois ramos dos alcantarinos. Dessa forma o convento de Santa Lúcia voltou para os padres italianos e João Jose da Cruz retornou para lá. Nele viveu mais doze anos na santa austeridade e, segundo os registros da Igreja e a tradição, realizando prodígios e curas para seus amados pobres e doentes. Morreu no dia 05 de março 1734, sendo sepultado nesse mesmo convento.

Foi beatificado pelo papa Gregório XVI, em 1839. As relíquias de São João José da Cruz foram transferidas para o convento franciscano da ilha de Ischia, onde nasceu, e é venerado no dia se sua morte.

 

  

 

 

São João José da Cruz, rogai por nós!

 


Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.