4 de março - São Casimiro

  

Hoje comemoramos a vida e o testemunho de um santo que foi proclamado padroeiro da juventude da Lituânia. Seu nome, Casimiro, o qual possui como significado do nome: comandar, tornou-se profecia, pois com o auxílio do Espírito Santo e da Virgem Maria comandou todo o seu pensar, falar e agir para Cristo e os irmãos.

Filho do rei da Polônia, nasceu com o título de grão-duque da Lituânia, sua terra natal, em 3 de outubro de 1458. De família real e Católica, podia se envolver em perigos políticos por isso renunciou o direito ao trono, acolheu a voz do Papa sobre a situação; livremente optou pelo celibato e com a ajuda da mãe e rainha começou a receber forte educação espiritual do cônego de Cracóvia. Com dezessete anos e debilitado pelo excesso de penitência começou a ajudar o pai no governo da Lituânia, usando sempre da força da oração, prudência e tudo permeado pelo seu amor profundo ao Santíssimo Sacramento e a Nossa Senhora. 

Homem de profunda paz, serenidade, alegria e cordialidade. Os poloneses chamam-lhe "pacificador" porque fez tudo para manter a paz, evitando com determinação as guerras fratricidas. Devotava especial estima aos pobres, considerando-os membros de Cristo. 

Admirado pelos súditos e amado pelo povo foi vítima de tuberculose, que o levou a morte aos 25 anos em Grodno, Lituânia, no dia 4 de março de 1484.

Em 1521, foi canonizado. É o padroeiro da Polônia e da Lituânia.

 

 

 

 

São Casimiro, rogai por Nós!

 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.