São Graciano - Bispo - 18 de Dezembro

Hoje celebramos a vida de um dos sete missionários cristãos enviados por Roma, para a evangelização da região da Gália, hoje França. Foi  o primeiro bispo da diocese Tours

Em 249, quando Graciano chegou a Tours, local para o qual o papa Fabiano, agora santo, lhe designou para exercer o cargo de bispo. Esta cidade não possuía igreja, os pobres maltratados, os enfermos marginalizados; dominada pelo paganismo. Como representante do catolicismo, desde o início passou a ser perseguido pelos infiéis, que não queriam deixar a adoração dos falsos deuses.

Houve períodos que a perseguição era tanta e tão feroz que ele precisava esconder-se em lugares isolados. E nestes lugares reunia os cristãos e interessados em converter-se para poder celebrar os sacramentos, a missa e pregar a palavra de Cristo. 

Como bispo perseverou e o grupo de cristãos foi crescendo. Os pobres, pela primeira vez, começaram a receber atenção e ajuda comunitária. Fundou até, um hospital para os doentes abandonados, pois antes não existia. Exerceu seu árduo e fecundo apostolado durante cinqüenta anos. 

Conforme a tradição, o próprio Jesus teria aparecido ali para avisar que a sua morte se aproximava. Então de fato, logo depois ele morreu, em data imprecisa, no ano 301. Seu corpo foi sepultado no cemitério cristão que ele mesmo implantara nos arredores da cidade. 

Depois de um certo tempo, suas relíquias foram transferidas para a antiga Catedral de Tours, que era dedicada a são Martinho e, atualmente, é dedicada a são Graciano. Por isso é chamada, pela população francesa, de "La Gatienne". A festa do primeiro bispo de Tours foi fixada pela Igreja no dia 18 de dezembro.

 

SÃO GRACIANO.... ROGAI POR NÓS!

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.