7 de fevereiro - São Ricardo

Hoje celebramos a vida de um santo que nasceu no século VII na Inglaterra, pai de três filhos que, assim como o pai foram reconhecidos santos pela Igreja. Quando descobriu a vocação para o matrimônio, quis ser santo, e também quis filhos santos, formando, assim uma família santa para Deus. Renovava diariamente, sua opção, pois santidade passa pela adesão da nossa liberdade. Todos somos livres, todos chamados a direcionar nossa liberdade para Deus.

Ricardo no ano 722 quis fazer uma peregrinação juntamente com os seus filhos chamados Winebaldo, Wilibaldo e Walberga. Porém, ao saírem da Inglaterra rumo à Terra Santa, passaram por Luca, norte da África, onde ele adoeceu gravemente e veio a falecer. Para os filhos, ficou o testemunho, a alegria do pai, a doação, o homem que em tudo buscou a santidade; não apenas para si, mas para os outros e para seus filhos.

São Bonifácio que era parente muito próximo, convocou os filhos de Ricardo para a evangelização na Germânia. Que linda contribuição:

- Walberga tornou-se abadessa;

- Wilibaldo, Bispo;

- Winebaldo fundou um mosteiro.

Todos eles a exemplo do pai, viveram a santidade.

Ricardo foi santo no seu tempo. De família nobre, viveu uma nobreza interior, que precisa ser a de todos os cristãos; aquela que muitos podem nem perceber, mas que Deus está vendo.

Os frutos mais próximos que podemos perceber na vida desse santo são seus filhos que, assim como o pai, também foram santos. Ele quis ser santo e batalhou para sê-lo como Nosso Senhor Jesus Cristo foi, é e continuará sendo.

 



São Ricardo, rogai por nós!

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.