5 de fevereiro - Santa Águeda

Hoje celebramos a vida de uma das mais conhecidas mártires dos primeiros séculos do Cristianismo. Uma menina de origem nobre, de beleza invejável que despertou o interesse do cônsul Quinciano que a pediu em casamento. Ela, porém, já havia prometido sua vida  a outro esposo, Cristo.

O cônsul recorreu a uma famosa feiticeira. Que após várias tentativas contra Águeda se deu por vencida por sua pureza e por sua fé. O cônsul não aceitou a nova derrota, furioso começou a ameaçar a menina. Então entregou-a a torturas, as quais sofreu sem esmorecer o cruel martírio, para preservar a virtude da pureza e a integridade de sua fé.

Teve os ossos desconjuntados e os seios dilacerados e arrancados com garfos de ferro; arrastaram-na sobre cacos de vidro e carvões em brasa. Depois de passar por esses tormentos, foi conduzida ao cárcere e ali morreu, enquanto rezava.

Santa Águeda é invocada para proteger o povo contra as lavas do vulcão Etna. Segundo a tradição ela reteve as erupções do vulcão um ano após seu martírio no ano 250.

 

Santa Águeda... Rogai por nós!

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.