Coração de Sião - Agosto de 2011

Queridos Associados, Amigos e Benfeitores de Sião,


A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE (JMJ) EM MADRI - ESPANHA

Neste mês de agosto acontecerá mais uma edição desta grande festa da juventude: a Jornada Mundial da Juventude!

Segundo o Subsídio JDJ - Jornada Diocesana da Juventude- Brasil -Setor juventude, nos anos 1983-1984, durante o Jubileu do Ano Santo da Redenção, em recordação dos 1950 anos da morte de Cristo, houve uma celebração dedicada à juventude na vigília do Domingo de Ramos em Roma. Mais de 300 mil jovens vindos de todas as partes do mundo participaram do Jubileu Internacional da Juventude. Nessa ocasião, o Papa João Paulo II presenteou os/as jovens com a “Cruz do Ano Santo”.

Em 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o Ano Internacional da Juventude. A Igreja Católica organizou um novo encontro no Domingo de Ramos, contando com a participação de 350 mil jovens presentes na Praça São Pedro. Depois, o Papa João Paulo II instituiu as JMJ, com ocorrência anual, alternando entre celebrações diocesanas e mundiais, e armou convictamente: 'ninguém inventou essas jornadas (...) foram os/as próprios/as jovens que as criaram'”.

“A Jornada Mundial da Juventude foi uma iniciativa profética do Papa João Paulo II que rendeu frutos abundantes, permitindo às novas gerações cristãs encontrarem-se, entrarem em atitude de escuta da Palavra de Deus, de descobrir a beleza da Igreja e de viver experiências fortes de fé que levaram muitos à decisão de entregar-se totalmente a Cristo.”

(Mensagem do Papa Bento XVI para a Jornada Mundial da Juventude 2010)

            Desde então jovens do mundo inteiro se reúnem com o santo padre para celebrar a fé!

            Este ano a JMJ acontecerá na Espanha. A cidade de Madri sediará a parte central da jornada, e a pré-jornada, a semana anterior à jornada, acontecerá em diferentes cidades espanholas. Tais cidades acolherão os jovens, oferecendo além de hospedagem e alimentação, diversas atividades espirituais, culturais e sociais.

Nesta celebração mundial, os jovens recebem catequeses, têm oportunidade de participar da Santa Missa, de momentos de adoração, da Via Sacra, de shows, palestras, festas culturais, dentre tantas trocas de experiência. O santo Padre preside alguns momentos da Jornada inclusive a vigília, que encerra esta semana de bênçãos.

Karina Diniz Rodrigues


INTENÇÕES DO MÊS

 

            Rezemos pelos jovens que participarão desta grande celebração da fé!

Rezemos pelos 13 mil brasileiros inscritos (aproximadamente) na JMJ, especialmente pelos 108 jovens que representarão a diocese de Petrópolis e se unirão a mais de 1 milhão de jovens de todo o mundo!

Peçamos a Nosso Senhor Jesus que estes queridos filhos permitam que o tema desta Jornada se torne realidade em suas vidas, “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”. Que façam uma rica e intensa experiência de Igreja, apresentando o rosto de Cristo ao mundo, sobretudo aos jovens europeus.

Que Maria Santíssima os acompanhe nesta peregrinação ao encontro de seu filho Jesus, para que assim como ela, aprendam a realizar a vontade de Deus em suas vidas, dizendo com coragem “o SIM” que Ele deseja.

Que o beato João Paulo II, um dos patronos da JMJ, interceda por todos os jovens a fim de que um dia eles também mereçam contemplar a face de Cristo por terem sido testemunhas vivas de Nosso Senhor Jesus.

Beato João Paulo II, rogai por nós!


PEÇAMOS AO SENHOR!

 

Rezemos com um trecho do Hino da JMJ 2011: Firmes na fé, firmes na fé, caminhamos em Cristo nosso amigo, nosso Senhor. Glória sempre a Ele, glória sempre a Ele, caminhamos em Cristo firmes na fé. Glória sempre a Ele, glória sempre a Ele, caminhamos em Cristo firmes na fé.

1. Teu amor nos edifica e enraíza, tua cruz nos consolida e fortalece, tua carne nos redime e nos abrasa, teu sangue nos renova e purifica.

Ó Cristo nosso irmão, ó Cristo nosso amigo, nosso Senhor, faz-nos firmes em Ti, faz-nos firmes em Ti!

2. Tuas mãos acariciam nossas chagas, teus olhos purificam o olhar, teus lábios comunicam mil perdões, teus pés nos encaminham para a vida.

Ó Cristo nosso irmão, ó Cristo nosso amigo, nosso Senhor, faz-nos firmes em Ti, faz-nos firmes em Ti!

3. Teu alento é o Sopro do Alto, teu sorriso é sinal da tua graça, tuas chagas são amores bem acesos, tuas dores são o preço da minh'alma.

Ó Cristo nosso irmão, ó Cristo nosso amigo, nosso Senhor, faz-nos firmes em Ti, faz-nos firmes em Ti!

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.