2 de fevereiro - Apresentação do Senhor

Hoje celebramos a festa da Apresentação do Senhor

1 - O Evangelho de São Lucas narra que, depois do nascimento de Nosso Senhor e Decorrido o prazo que a Lei Mosaica (Lei de Moisés para estabelecia) a purificação das mulheres que davam à luz, Nossa Senhora e São José levaram o Menino Jesus ao Templo para O apresentarem a Deus, conforme também prescrito na Lei. Na ocasião, Maria Santíssima ofereceu ao Senhor o sacrifício ritual de dois pombinhos, Estabelecido Para a purificação de mulheres pobres. Jesus e Maria Estavam Não Sujeitos à Lei, mas quiseram observá-la por amor à humildade e para nos dar o exemplo.

  2 - A Apresentação do Senhor ao Templo é uma festa muito significativa. É também chamada Festa da Purificação de Nossa Senhora ou Festa de Nossa Senhora das Candeias, isto é, das velas. Isto porque neste dia Abençoadas são as velas para uma procissão, velas que depois são levadas para casa devotadamente pelos Fiéis.

  3 - A liturgia da Igreja celebra a festa da Apresentação de Jesus no Templo quarenta dias após ao Natal, pois segundo o Evangelho, neste dia, Maria e José apresentaram o Menino Jesus no templo por ser primogênito e o resgataram dos pelo resgate, pobres ou seja , um par de rolas. 

  4 - Esta festa quer comemorar antes de tudo e reviver o mistério da manifestação de Jesus Cristo no Templo, proclamado pelo velho Simeão como Luz dos Povos. Cristo se manifesta como luz. Por isso a Procissão das Velas e o símbolo da Vela de onde surgiu também o nome de Festa de Nossa Senhora das Candeias.

5 - A festa da Apresentação de Jesus ao Templo nos lembra que nós também, devemos nos Tornar templos de Deus, Acolhendo Cristo em nossa vida. Depois da vinda de Cristo, que Armou sua tenda entre os homens, aboliram-se os templos de pedra para surgirem por toda a terra os templos vivos. Na Sagrada Escritura vemos no Evangelho de São Lucas: "terminados os dias da purificação deles segundo a Lei de Moisés, levaram o menino para Jerusalém um fim de apresentá-lo ao Senhor, conforme está escrito na Lei do Senhor: Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor . Ofereceram em sacrifício também, conforme está escrito na Lei do Senhor,um par de rolas ou dois pombinhos . Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Justo e piedoso, ele esperava uma consolação de Israel, eo Espírito Santo estava com ele. Pelo Espírito Santo lhe fora revelado que não morreria sem primeiro ver o Cristo do Senhor. Movido pelo Espírito, veio ao Templo. E quando os pais levaram o menino Jesus ao Templo, a fim de cumprirem a respeito dele o que estava escrito na Lei, tomou-o em seus braços e louvou um Deus dizendo: "Agora, Senhor, já podes deixar teu servo ir em paz , segundo a tua palavra. Porque meus olhos viram a salvação que preparaste diante de todos os Povos: uma luz para iluminação das Nações e para glória de teu povo, Israel ". O pai ea mãe do menino Estavam maravilhados com o que se dizia dele. Simeão os abençoou e disse a Maria sua mãe,: "Este menino está Destinado a ser ocasião de queda e elevação de muitos em Israel e sinal de contradição. Quanto a ti, uma espada atravessará tua alma! Assim Serão revelados os pensamentos de muitos corações ". Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, de idade muito avançada. Casada ainda bem jovem, Viveu sete anos com o marido, quando enviuvou, assim permanecendo até os oitenta e quatro anos. Não se afastava do Templo, Servindo a Deus dia e noite jejuns, com orações e. Chegando naquela mesma hora, ela também louvava a Deus e falava do menino a todos que esperavam uma libertação de Jerusalém. Depois de cumprirem todas as coisas, segundo a Lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para Nazaré, sua cidade. O menino crescia e se fortalecia, cheio de sabedoria, ea graça de Deus estava com ele. (Lc 2, 22 - 40)

Em lugar do Templo de Pedra Simeão é quem recebe o Cristo, com isso, revive em sua velhice. Nesta festa são os homens que acolhem o Cristo em seus braços e em seus corações um fim de se tornarem Luz para os Povos iluminar.

 

 

Jesus manso e humilde de coração! 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.